Constantemente acompanhamos notícias de empresas e negócios readaptando estratégias e se fundindo para expandir. Esse processo conhecido por M&A, do inglês Mergers and Acquisitions, são as Fusões e Aquisições, que se refere à união de empresas.
Conforme a Lei das Sociedades Anônimas (Lei Nº 6.404/76), em seu artigo 228, “fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.
Leia mais no artigo Explicando Direito Societário
É claro que antes da fusão acontecer, existe um plano de negócios a ser seguido que inclui a definição de métricas, estratégias, metas e objetivos. Por exemplo, é fundamental que as partes do negócio envolvidas na fusão ou o comprador (no caso de uma aquisição) analisem o plano de orçamento. Dessa forma, é possível que cada participante faça as adaptações que julgarem pertinentes.
Além da fusão, temos o processo de aquisição entre empresas, que ocorre quando uma compra a outra, adquirindo para si o controle acionário e extinguindo do mercado a empresa que foi comprada.
A aquisição ocorre por quatro principais motivos:
- Eliminação de concorrentes;
- Eliminação de fornecedores ou consumidores dos produtos/serviços oferecidos;
- Diversificação de know how;
- Investimento financeiro, seja por private equity, family and friends (quando família e amigos realizam o investimento), entre outros.
Para que serve M&A?
O M&A pode ajudar a alavancar o crescimento do seu negócio e mudar sua natureza ou posição competitiva, independente se ele é de pequeno ou de médio porte. Principalmente, entender como funciona esse processo é fundamental para tomar a melhor decisão.
Todavia, mais do que entender o que é M&A, é necessário avaliar quais são as vantagens oferecidas por um processo de fusão e aquisição de empresas. Essas vantagens são o que gera a expectativa do crescimento porque o M&A permite:
- Defesa contra a concorrência;
- Acesso a novos mercados;
- Acesso a novos talentos e multiplicação de equipes;
- Diversificação do portfólio de produtos e serviços.
Etapas do processo de Fusão e Aquisição?
O processo de M&A não é algo tão simples. Envolve o planejamento detalhado de algumas fases, que devem ser seguidas à risca, para que a conclusão se dê com sucesso! Geralmente, algumas etapas são realizadas:
- Definição dos objetivos, cronogramas e prazos;
- Identificação pontos fortes e fracos do negócio;
- Identificação das oportunidades e diferenciais da empresa;
- Identificação dos riscos do negócio;
- Análise dos aspectos financeiros;
- Quantificação do valor de mercado da empresa, também chamado de Valuation;
- Due diligence (auditoria de todas as informações levantadas);
- Negociações e transações finais;
- Elaboração do contrato.
Qual a importância de um especialista no processo de M&A?
As fusões e aquisições devem ser pensadas estrategicamente, apesar de serem benéficas para empresas de diferentes ramos e tamanhos. Recomenda-se ter um alto grau de conhecimento do negócio para que a união com outra empresa ou sua compra/venda, a depender do seu caso, seja bem estruturada, Além disso, cabe fazer uma profunda análise do comportamento de mercado, a fim de planejar uma nova estrutura para a empresa que surgirá.
Por se tratar de um processo complexo e que envolve muitas etapas, é aconselhável que empresas ou profissionais especializados nessas operações acompanhem a fusão ou aquisição, a fim de garantir que todos os trâmites legais sejam cumpridos.
Em síntese, as fusões e aquisições podem ser vantajosas. Contudo, deve-se tomar cuidado ao tomar decisões, pois impacta diretamente nos processos internos e nos funcionários de ambas empresas, bem como no capital.
Leia mais no artigo O que faz a área de Direito Societário?
E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br
- Belo Horizonte – ( 31) 4042-4187
- Lavras – (35) 3821-2383