Blog

Notícia

Formação societária de holdings

Certamente você já ouviu falar, mas você sabe como funciona uma Holding?

As holdings são empresas cuja atividade principal é deter participação acionária em uma ou mais empresas.

Como a própria origem sugere, a palavra holding é inglesa e significa controlar, manter ou guardar.

Ou seja, ela detém a maioria das ações de outras empresas e controla sua administração e suas políticas.

Além disso, é a holding que toma as decisões que determinam a gestão das demais companhias, por ser sócia majoritária dos negócios.

?Utilizando uma breve analogia, uma holding é como um guarda-chuva. ☂ Agora imagine que cada ponta deste guarda-chuva é uma empresa que constitui o portfólio desta holding.

O papel da holding é controlar todas essas empresas, administrando-as em consonância com as características de cada uma, mas garantindo que exista uma centralização administrativa.

?Um exemplo dessa dinâmica na vida real: o Grupo Silvio Santos, que detém cerca de 40 empresas, entre elas Banco Panamericano, a Jequiti e o SBT.

Existem diversos tipos de holdings, são eles:

?#1 Pura:  Nesta, o objetivo é participar do capital de outras empresas;

?#2 Mista: Nesse caso, além de participar no capital de outras empresas, exerce alguma atividade empresarial;

?#3 Patrimonial: Sua função é preparar e antecipar a herança dos herdeiros e do cônjuge. Esse tipo de holding está centralizado no proprietário dos bens, que transfere para a holding seus bens e direitos;

?#4 Administrativa: Tem o objetivo de melhorar e otimizar o controle da empresa, já que a partir de sua constituição, é o negócio central que toma todas as decisões. Ou seja, uma das suas maiores vantagens é oferecer uma administração profissional;

?#6 Holding de participação: A participação nesse tipo de holding, é minoritária devido aos interesses particulares;

?#7 Holding familiar: O controle do patrimônio de uma ou mais pessoas da família fica sob responsabilidade dessa empresa.

? Então faz sentido criar uma holding?

O que sabemos é que as holdings estão cada vez mais populares no meio empresarial devido os benefícios que trazem, principalmente os tributários, a criação dessas empresas vem crescendo no Brasil.

Entre vantagens e riscos, especialistas, investidores e analistas de mercado destacam que investir em ações de empresas e setores diferentes é uma estratégia para o sucesso, por isso o holding é considerado um bom investimento.

 E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br

× Fale com nossa equipe