Fazer um Planejamento Sucessório não é tarefa simples, exige conhecimentos jurídicos, tributários e de investimento. Para empresas, o ideal é que seja feito junto com o plano de negócios, e em casos de pessoa física, quanto antes melhor, para assegurar a família em caso de falecimento ou qualquer imprevisto.
É importante ressaltar que qualquer pessoa que possua patrimônio em seu nome e queira organizar a sua sucessão de forma mais tranquila pode fazer o seu planejamento sucessório. Diferente do que muita gente acredita, esse modelo não é indicado apenas para quem tem muitos bens, uma vez que traz benefícios para qualquer pessoa, independentemente do capital e patrimônio acumulados.
Saiba mais em “Planejamento Sucessório: O que é e como funciona?”
Quais são as principais vantagens do Planejamento Sucessório?
A principal vantagem de um planejamento sucessório é a tranquilidade quanto à segurança familiar e ao destino dos bens construídos ao longo da vida.
Uma das preocupações de quem tem um patrimônio empresarial é como transferir os bens e o comando da organização após seu falecimento ou mesmo em vida. Realizar esse processo de maneira planejada é o primeiro passo para que uma sucessão ocorra sem percalços e, mais importante, que essa transferência de legado seja pautada por uma relação de confiança e bem-estar para quem a realiza.
O planejamento sucessório é uma das formas mais seguras de se passar por esse complexo processo. Isso porque ele leva em conta não só a transição entre sucessor e sucedido, mas também a relação com os clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários.
Diante disso, esse planejamento assegura a preservação do patrimônio e delimita as condições para a transmissão efetiva dos bens ao sucessor. Além dessa, há outras vantagens que podem ser alcançadas a partir da realização de um minucioso planejamento sucessório, como:
- Proteger o patrimônio, minimizando os riscos de contaminação inerentes às atividades empresariais;
- Concentrar o patrimônio em uma holding familiar, tornando a administração mais profissional e organizada;
- Realizar a transferência do patrimônio aos herdeiros, com a possibilidade de manutenção do controle e dos rendimentos em favor do(s) patriarca(s);
- Evitar o processo de inventário, bem mais burocrático e oneroso;
- Eficiência tributária e econômica na sucessão do patrimônio e no desenvolvimento de atividades imobiliárias;
- Evitar conflitos familiares.
Para se atingir esses objetivos, é fundamental uma análise profunda da estrutura societária e familiar, assim como da situação patrimonial e dos interesses dos envolvidos junto a uma empresa de contabilidade de confiança.
O planejamento sucessório, quando elaborado de forma adequada, irá conciliar os efeitos patrimoniais relativos à vontade do autor da herança, bem como apresentará diversos benefícios quando da sucessão de bens.
_______________________________________________
E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br
- Belo Horizonte – ( 31) 4042-4187
- Lavras – (35) 3821-2383