Como funciona um processo de M&A? Fusões e Aquisições ou Mergers and Acquisitions, mais conhecido como M&A, é o termo utilizado para união de empresas, seja através da integração de uma com a outra ou por compra e venda.
A fusão é uma associação de duas ou mais corporações, ou seja, duas ou mais organizações se juntam criando um novo negócio, com um novo nome em sua maioria. Existem cinco tipos comuns que são: horizontal, vertical, conglomerado, fusão de extensão de mercado e fusão de extensão de produto. Em alternativa, a aquisição é quando uma corporação compra outra, assumindo o controle acionário, direitos e obrigações, fazendo com que a empresa comprada seja extinta.
Tendo em vista o sucesso da transação de M&A, é necessário que o comprador passe pela experiência de identificar, analisar e executar o negócio. Para isso existem 6 etapas a serem seguidas no processo de M&A.
- Desenvolvimento do plano de execução: nessa primeira etapa, é definido os produtos e tecnologias de interesse, principais objetivos, detectar fatores críticos de sucesso, estudar mais sobre a empresa, definir prazos e pessoas envolvidas.
- Avaliação da empresa e Valuation: é o momento de avaliar a posição financeira e definir o valor da empresa de interesse, se questionando sobre os possíveis benefícios da transação e os riscos que envolvem, além de avaliar projeções financeiras e questões como aumento de vendas, receitas, custos etc. O valuation ajuda identificar opções de estruturar a operação, analisar a melhor forma de alcançar os resultados e elaborar uma oferta.
- Tomada de decisão: é o momento de determinar os prós e os contras de uma aquisição ou fusão proposta e tomar uma decisão.
- Execução do processo de Due Diligence: com a proposta aceita, os gestores precisam garantir uma inspeção integral sobre a empresa de interesse, para compreender totalmente as questões, oportunidades e riscos associados à transação.
- Negociação e estruturação: concordar sobre o preço e a estrutura da transação.
- Conclusão: ajustes finais, elaboração e assinatura de contrato e comunicação ao mercado.
Saber como funciona o processo de M&A, é tão fundamental quanto às vantagens e desvantagens da operação. Afinal, é preciso saber os riscos que envolvem a tomada de decisão. Trazemos alguns pontos a favor da transação como: abertura e acesso a novos mercados, expansão da base de clientes, novos especialistas no time, compartilhamento de conhecimento, aumento de vendas e receita com a diversidade de portfólio e lançamento de novos produtos, o que proporciona um aumento de crescimento. Em contrapartida, temos alguns aspectos negativos a serem pensados como: diferenças na cultura corporativa, demissões, perda da força da marca, diminuição de produtividade, confusão no posicionamento de mercado e dificuldade com a nova gestão.
Em síntese, seja cauteloso ao decidir por uma fusão ou aquisição, conheça na íntegra todos os aspectos da corporação que você está escolhendo. E no caso de você desejar vender sua empresa, esteja seguro que está tudo regularizado, pois o comprador fará uma investigação a fundo e qualquer adversidade pode ser o motivo de não concluir o negócio.
Por último e não menos importante, comunique ao mercado que você está procurando empresas para unir forças, fale com seus contatos, visite investidores, fornecedores e procure um advogado especialista na área para facilitar o processo.
Baixe nosso GUIA RÁPIDO DE M&A.
E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br
- Belo Horizonte – ( 31) 4042-4187
- Lavras – (35) 3821-2383