Blog

Notícia

img

Contrato Social: prevenindo litígios e custos

Independentemente de qual seja o conflito, nenhum litígio é desejado. Por isso, além de buscar harmonia nas decisões, também é importante que os integrantes de uma sociedade empresária se resguardem de possíveis conflitos, tentando evitá-los ou prevendo sua forma de solução.

Segundo Alan Diniz, advogado e sócio da Ferreira Diniz Advogados, em entrevista ao Podcast BBDE Talks, o nascimento de uma empresa, através do contrato social, precisa ser muito bem elaborado.

Isso porque os conflitos entre integrantes, por vezes, podem ser solucionados de forma amigável, sem que se forme um contencioso de fato. Contudo, se uma das partes conflitantes for mais resistente à solução apresentada, pode ser necessário recorrer a outras formas de resolução (como judicial, arbitral ou por mediação e conciliação).

“Se não existir um contrato social bem elaborado, haverá demanda judicial, que pode demorar anos para se resolver, além de um custo altíssimo com honorários, taxas judiciais e outras despesas. Portanto, se você tiver um contrato social que preveja os possíveis riscos da sociedade, ajudará muito na hora de fundar a empresa” concluiu.

Confira a entrevista completa no YouTube:

× Fale com nossa equipe