M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, traduzindo para o português: Fusões e Aquisições. São transações financeiras que ocorrem entre companhias de todos os níveis e tamanhos.
É comum associar fusões e aquisições a operações feitas por grandes corporações, envolvendo centenas de milhares de dólares em suas transações e até mesmo que só são adequadas a grandes empresas que desejam adquirir outras menores. Contudo, essas operações podem acontecer entre empresas de todos os tamanhos, ramos e níveis, que tenham como objetivo consolidar e expandir os negócios.
A recessão na economia é um dos motivos que fazem os gestores optar pela fusão ou aquisição de empresas. Com as oportunidades limitadas, é necessário explorar novos espaços através de parcerias com outras corporações, que nesse caso se torna a melhor estratégia para alavancar o crescimento.
Leia mais no artigo O que é M&A e para que serve essa área?
Primeiramente, vamos entender as diferenças entre as operações.
A fusão ocorre quando duas empresas se unem formando uma nova corporação, onde em sua maioria, ocorre aumento de valor na oferta de produtos/serviços e as companhias antigas são finalizadas. Claro, essa operação traz alguns riscos, mas que podem ser minimizados com o dobro da sua força de trabalho, já que haverá a união dos dois times de colaboradores.
Por outro lado, as aquisições ocorrem quando uma empresa compra outra empresa, o que gera menos riscos. Temos como exemplo a aquisição da Easy Invest pela Nubank, que se tornou mais forte e criou um novo serviço, onde a empresa adquirida é especialista no setor financeiro.
O processo de M&A é adequado não só pelos motivos acima, mas também por ser utilizado como forma de adaptar as empresas às necessidades do mundo moderno, que é dominado por novos hábitos de consumo e novas atitudes dos clientes, tornando-se portanto, uma forma interessante de aplicar a inovação. Contudo, não basta apenas entender o que é M&A, é fundamental avaliar as vantagens competitivas desse processo. Essas vantagens são o que gera a expectativa do crescimento porque o M&A permite:
- Ajuda no crescimento: abrir uma empresa e crescer organicamente, vai chegar num ponto em que há estabilização e é o comum do mercado;
- Aumento da oferta de serviços: aumento do time de colaboradores, infraestrutura e união da expertise das corporações;
- Reciclagem dos produtos existentes: a empresa terá acesso à uma infraestrutura inteira e ao conjunto de aplicações e sistemas de outra, sem precisar pagar por elas.;
- Movimento de defesa contra os concorrentes;
- Expansão do público-alvo: uma marca passa a dominar uma área ainda não explorada e divulga seu nome para quem ainda não conhece;
- Aumento das receitas: a empresa receberá apoio de uma equipe com mais especialistas, pronta para lidar com as situações do dia a dia e fornecer soluções para problemas comuns. Portanto, além de reduzir custos, você também pode investir em estratégias inteligentes e otimizar resultados.
- Diversificação do conhecimento: acesso a novos métodos de trabalho e ferramentas mais modernas, que ajudam a otimizar os produtos/serviços e a gerar eficiência interna.
Ainda que as empresas sejam semelhantes, no caso de uma fusão, os clientes que tinham preferência por uma delas se tornarão clientes da nova corporação. Essa estratégia é uma excelente opção de crescimento e expansão de atividades, podendo alcançar outros mercados de forma geográfica ou questões de segmento.
Os funcionários serão capazes de operar com maior qualidade e uma visão mais profunda. No caso dos departamentos de marketing e vendas, uma interpretação de mercado mais consistente e ampla pode ser obtida, bem como dados mais relevantes.
O processo de M&A combina os pontos fortes de organizações maduras, para alcançar um crescimento rápido. Mesmo que algumas dessas empresas enfrentem problemas, a combinação de mão de obra e tecnologia, pode atingir metas mais rapidamente e com menos esforço.
Além disso, por serem operações comuns, as Fusões e Aquisições podem trazer benefícios completos e influentes para as empresas. Por isso, é importante estar atento a esse conceito e buscar um advogado especialista em Direito Societário, para ajudar a empresa a buscar os melhores resultados no processo da transação.
Baixe nosso GUIA RÁPIDO DE M&A.
E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br
- Belo Horizonte – ( 31) 4042-4187
- Lavras – (35) 3821-2383