Blog

Notícia

Pandemia x Sistema Jurídico

Transformações no Sistema Jurídico com a pandemia

Passados mais de 1 ano do inicio da pandemia do coronavírus em todo o mundo, as transformações, não só no mundo jurídico, mas em todos os âmbitos é uma verdadeira atualização, é como sé fosse o plano de governo de Juscelino Kubitschek, evolução de 50 anos em 5, mas, no caso foi em 1 ano.

Todos os setores tiveram que de um dia para o outro, se reinventar em seus ramos, trazendo novidades tecnológicas, novas formas de vendas, consumo e prestação de serviço tudo de forma remota e tecnológica.

Ah que se glorificar e aplaudir a criatividade do brasileiro, que em tempos tão difíceis, tanto social como principalmente econômico vem conseguindo vencer a cada dia essa crise que se perpetua e que não tem previsão de fim.

No âmbito jurídico não foi diferente, a pandemia trouxe avanços significativo no meio, acelerou processos, audiências remotas, julgamentos, reuniões remotas até mesmo perícias hoje são feitas remotamente o que por um lado trouxe uma celeridade maior nos procedimentos, trouxe também uma frieza, perdeu-se um pouco da alma nos julgamentos e audiências, a confiança dos olhos nos olhos das reuniões, do aperto de mão selando uma estratégia ou contrato , o tetê a tetê, ficou um pouco de lado, espero que após esse caos, as coisas voltem um pouco como eram antes, eu particularmente sou amante dos encontros pessoais. 

Nesse cenário de pandemia, inquietações e turbulências que os advogados – indispensáveis á administração da justiça – devem, cada vez mais, o que vem acontecendo corriqueiramente, buscar meios alternativos para a resolução de conflitos, as câmaras de mediação e arbitragem são um belo exemplo disso, onde, cada vez mais, os conflitos são dirimidos lá.

“Direito não é só uma coisa que se sabe, mas também uma coisa que se sente”. A lição deixada pelo jurista Tobias Barreto, mesmo que de tempos, se enquadra perfeitamente nos dias atuais, mesmo com toda a revolução do sistema jurídico diante da pandemia, a essência do direito continua, o sentir, o saber, sempre farão parte do mundo jurídico, pois são eles que norteiam o advogado.

O mundo digital se solidifica e, cada vez mais, se estabelece como um dos pilares da dignidade da pessoa humana, exigindo também uma nova advocacia para ajudar a comboiar esse caminho.

a pandemia nos ensinou que não estamos no controle de tudo, mas que podemos tentar fazer um dia melhor de cada dia, nos atualizando, nos capacitando nos tornando melhores a cada dia, para que mesmo que não estejamos no controle de tudo, saberemos que estamos preparados para tudo.

Termino esse breve artigo com um frase emblemática de Bill Gates “ao olhar para o próximo século, líderes serão aqueles que capacitam os outros e mostram horizontes auspiciosos”.

_______________________________________________

 E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br

× Fale com nossa equipe