Embora este seja um assunto que possa gerar desconforto para algumas pessoas, o planejamento sucessório é primordial para a segurança jurídica e financeira de uma família.
Para proteger os bens que foram adquiridos com trabalho e dedicação, preparamos um post especial para que você entenda melhor como funciona esse tipo de ação.
O que é o Planejamento Sucessório?
O planejamento sucessório é o processo de organização da sucessão do patrimônio de um indivíduo. É por meio dele que a pessoa pode registrar os seus bens, definindo como quer que seja feita a transferência de propriedade dos bens em caso de falecimento.
É importante ressaltar que qualquer pessoa que possua patrimônio em seu nome e queira organizar a sua sucessão de forma mais tranquila pode fazer o seu planejamento sucessório. Diferente do que muita gente acredita, esse modelo não é indicado apenas para quem tem muitos bens, uma vez que traz benefícios para qualquer pessoa, independentemente do capital e patrimônio acumulados.
Sem um planejamento prévio, há um risco muito grande de que o resultado de toda a dedicação e cuidado com suas finanças e investimentos se percam pelo caminho, sem chegar aos seus herdeiros como você gostaria. É por isso que o planejamento sucessório deve ser abordado como uma alternativa interessante e vantajosa para toda a família.
Durante o processo, o beneficiário define que serão os beneficiários do seu patrimônio, a porcentagem que será direcionada para cada um e demais questões que, eventualmente, ele deseje definir.
Por exemplo, caso seja sócio de uma empresa, ele poderá determinar qual dos herdeiros ficará na administração do negócio.
Vale destacar que todo esse planejamento deve levar em consideração a legislação aplicável, que determina percentuais mínimos para herdeiros necessários (filhos, cônjuge e/ou pais), e outras regras envolvendo procedimentos e formalização. Por isso a importância de consultar um profissional da área.
Porque fazer um planejamento sucessório?
O planejamento sucessório evita um grande estresse para os beneficiários, torna a sucessão mais transparente, evita desgastes, atritos, processos e permite que os herdeiros recebam sua parte de forma legal, correta e mais simples.
Principais vantagens do planejamento sucessório
Além das principais vantagens que já falamos acima, para gerar tranquilidade para a família relacionada aos bens adquiridos ao longo da vida, listamos alguns outros benefícios de fazer um planejamento sucessório:
- Proteção do patrimônio diante dos riscos empresariais;
- Evita burocracias e gastos de inventários;
- Conseguir benefícios tributários;
- Diminui o risco de conflitos entre os herdeiros;
- Poder definir o destino dos seus bens em vida.
Conclusão
Sendo assim, começar a planejar a sua sucessão pode ser uma opção bastante eficaz para evitar uma série de problemas no presente como também de preservar a harmonia entre os herdeiros no futuro – fazendo valer, ao mesmo tempo, a sua vontade.
Pode parecer uma tarefa difícil, mas saiba que começar o planejamento sucessório é bastante simples.
O primeiro passo para realizar o planejamento sucessório é saber qual o patrimônio que você possui. Levante todos os valores, faça o cálculo do montante que será transferido como herança, imóveis, investimentos, dinheiro em conta, absolutamente tudo.
Sem estas informações, será muito difícil fazer seu planejamento sucessório de maneira eficiente.
_______________________________________________
E-mail: contato@ferreiradinizconsultoria.com.br
- Belo Horizonte – ( 31) 4042-4187
- Lavras – (35) 3821-2383